domingo, 4 de maio de 2008

Conspirações de café

Um dos mais recorrentes mitos do "reviralho" (geralmente na boca de terceiros que não têm idade e/ou discernimento para ter vivido ou sequer pensado com alguma racionalidade esses processos) é o das "conspirações de café".
É ,de facto, muito comum dizer-se, em reportagens televisivas por exemplo: " aqui na Brasileira conspirava-se contra o regime"; é claro que o que se fazia na Brasileira era "dizer mal" do regime, resmungar e mostrar alguma animosidade cavalheiresca para com a sua face, ali visível , que eram os agentes e os altos quadros da PIDE/DGS que até , à saída costumavam cumprimentar com um sonoro : -"Meus senhores...! "
Em todos os principais cafés do país havia a "mesa da PIDE"e nós no Tico -Tico tínhamos mesmo o nosso "pide de estimação" que fazia gala em nos exibir a pistola e contar episódios do seu "percurso formativo" como hoje se diria.
No Portugal onde " toda a gente se conhece"e "semos todos irmões" seria no mínimo estulto, conspirar no café; já suspirar era e, de certo modo ainda é, comum e só não o é mais porque hoje em dia, as pessoas vão muito menos e por períodos bastante mais curtos, ao café.
Em suma, certamente que o 25 de Abril não foi planeado no café !

Nenhum comentário: