domingo, 8 de agosto de 2010

Eureka ou os intestinos do pombo


Desvendei finalmente o real motivo do "pó" ressabiado do "Bichano" (filho do "Tareco") Sousa Tavares aos professores. É ele próprio quem o explica na sua página hebdomadária do "Expresso" em que como de costume e a propósito do "poder das corporações", começa pelo Ministério Público, faz uma incursão, que, diga-se de passagem, consome a página quase toda, pelos professores (como não podia deixar de ser) e quase no fim, volta à "vaca fria", ou seja às "malfeitorias" da magistratura. Explica pelo meio, que ainda hoje está para entender porque razão o chumbaram só porque não sabia o sistema digestivo do pombo.
Ora, sendo eu sensivelmente da idade do dr. Sousa Tavares, compreendo a sua frustração; nós tínhamos que "encornar" os tubos digestivos e outros pormenores de vários animais e a reprodução das plantas (que a dos animais era então considerada obscena) e eu, ao contrário dele, ainda hoje, mais de quarenta anos passados, me lembro da "moela", do "papo" e da "cloaca" do pombo, bem como, passando aos quadrúpedes ruminantes, do "barrete", do "folhoso", da "coelheira" e, claro, do "bandulho" do boi. Estudávamos também outros animais como a lagosta, que tem caca na cabeça e o caracol, que fornica com ela.
É agora clara a razão do recalcamento do dr. Sousa Tavares Júnior, era de facto, trampa a mais.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Fonte


Se o Ministério da Educação anunciou o "fim das retenções", há, pelo menos, uma que o Ministério das Finanças nunca deixará acabar. Refiro-me à "retenção na fonte".

A Cereja


A Longa Marcha para o Sucesso Educativo Total, em curso, só tem paralelo nas cifras do "Pleno Emprego" anunciadas nos "bons velhos tempos" de Cavaco PM e Guterres; agora que o "oásis" se desfez e os "camelos" emagrecem a olhos vistos é preciso arranjar outras miragens e, vai daí, a que está mais à mão é a do sucesso educativo por "Plena Certificação" - eles foram "Currículos Alternativos", eles são "Territórios Prioritários", "CEFs", "EFAs", "RVCCs", "Profissionais" que em nada profissionalizam e mais um ror de ficções designatórias que, pese embora revelem bastante "imaginação", o inevitável cotejo com a verdade da vida se encarrega de avaliar com, salvo raras e honrosas excepções, fraquíssimos resultados.
A luta por este desiderato tem sido longa e porfiada, desde as pressões constantes sobre os docentes tentando fazer depender a sua própria classificação profissional do "sucesso" estatístico dos seus alunos, sem nenhum mecanismo fiável e válido de aferição e controle, donde só os tolos se prejudicariam e não teriam pleno "sucesso", até ao facilitismo nos exames e à criação de cursos de "caracacá" com tantas "épocas especiais" quantas as necessárias, passando pela "validação de competências" e mais um sem número de expedientes. Mas o "Esforço" requeria mais empenho e a "Causa" mais aplicação e para isso o trunfo mor estava para vir - é preciso extirpar os "chumbos", não havendo "chumbos" não há insucesso e o povo fica contente.
Afinal, num tempo de "camelos magros" como cumprir as metas do 12º ano como escolaridade obrigatória se houver o empecilho do "chumbo" que, para além de sair caro, por antipático incentiva ao "abandono". Curiosa esta constante, noutros Sistemas Educativos como os do Luxemburgo ou da Suíça onde os professores não são a "corporação de malandros" que por cá existe, os luso-descendentes são os que menos sucesso educativo têm e os que mais abandonam. Será genético? Não o creio, deve ser porque o "pessoal", cá dentro ou lá fora, tem sempre mais que fazer!
A melhor maneira de erradicar o "insucesso" e o "abandono" é dar (literalmente) o 12º ano a toda gente e porque não mesmo uma "licenciatura" (daquelas como o "velho" Melhoral, que não faz bem, nem faz mal)?! É curioso notar que na jihad do "Grande Timoneiro" e do "Bando dos Quatro" (Maria de Lurdes Rodrigues, Pedreira, Lemos e o sr. Albino - que ainda hoje vê, em medidas como esta, "revoluções educativas"), contra "os inúteis mais bem pagos do mundo" ("Bichano", porque filho do "Tareco", dixit) tentou acabar-se com os "chumbos" por mobbing, gorada a tentativa e já no consulado da "Dama dos Sorrisos", a "Obra" tende a completar-se e a "Grande Revelação" é proclamada: «Nada tendes a temer povo da Lusitânia, o monstro do "chumbo" vai ser imolado na fogueira do "Sucesso Garantido"», tanto mais quanto menos o passa a ser qualquer tipo de "Rendimento" ou de "Inserção".
Eu, que sou da geração da culpa, testemunho a ironia do destino de um mundo bipolar de que este país é um fiel barómetro, sempre pronto a adoptar com ligeireza os as aspectos mais "folclóricos" daquilo que outros (os míticos "nórdicos") fazem a sério, é por isso que as nossas escolas feitas segundo o modelo sueco tinham lugares para skis mesmo que fossem em Beja. Enquanto jovem, aluno e filho, a "culpa" era sempre minha por algo que corresse mal, quando cheguei à idade adulta a "culpa" mudou de lado e continuou a ser minha, desta feita como professor ou pai.
Como estudante do Secundário e mesmo da Faculdade lembro-me do prestígio das "Feras", daqueles professores que davam imensos "chumbos", tomados por critério de grande "rigor" e "exigência", nunca concordei nem com o "método", nem com a fama; agora só um louco tentaria ir por um caminho ainda que vagamente semelhante a esse, seria imediatamente lançado às verdadeiras "Feras", as da Burocracia Educacional.
Dos mitos com que nos "embalam", o da Educação e o da Demografia são dois dos maiores embustes políticos da actualidade. Se a Educação só por si garantisse o que quer que fosse, em vez dos ucranianos e dos russos virem para Portugal, seriam os portugueses que para lá emigrariam (o que não quer dizer que não possa ainda vir a acontecer, longe vá o agoiro!); se a Demografia com saldo populacional amplamente positivo fosse o remédio santo para a sustentabilidade da Segurança Social, então a Argélia teria dos maiores índices de Protecção Social do planeta e os seus cidadãos não iriam sobrecarregar a da França.
Solução para o "Enigma":
"It`s the Economy stupid!"