terça-feira, 29 de maio de 2012

Já Dizia o Velho Herodes...




O Conselho de Redacção do "Público" acaba de se demitir em bloco. Após os acontecimentos envolvendo Relvas (don't walk on the grass, smoke it till you get poisoned), as "Secretas", Passos, Cavaco e o "Homem Xoné" com a recomendação patronal do "juizinho" que também o jornalismo "escritural" (para além, claro, do "virtual) terá de ter,  esta tomada de posição só vem provar, mais uma vez, a tese do "toma lá que é democrático" - quer dizer: "Manda quem pode, obedece quem deve".
(I)moral da estória:
- Já dizia o Velho Herodes: ou te calas ou te "prejudicas" (que estranha maneira de dizer os "efes")...

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Espantalhos


O Presidente da Câmara de Castro Daire mandou retirar um Espantalho de uma exposição pública de trabalhos de alunos de uma Escola do Concelho. O boneco pretende representar o actual Primeiro-ministro com o País "enforcado" em dívidas. Não sei com que legitimidade o fez, sei também que não é correligionário político do representado. É sim, pelos vistos, "mais papista do que o papa", acha que o "respeitinho é muito bonito" e que, partidos à parte, é melhor jogar à defesa, até porque "hoje és tu, amanhã posso ser eu". Mais um acto inqualificável de caciquismo e abuso de poder que não dignifica o "democrata" que o praticou.
Que me lembre, o último acto deste género ocorreu há uns anos numa Feira do Livro em Braga (a "Idolátrica" do Pacheco) e o que estava "espantalhado" era, não um "coiso", mas uma outra "coisa".

domingo, 27 de maio de 2012

Fala por ti, pá, fala por ti ! (2)


O doutor Mexia, distinto líder operacional da EDP, mantido em funções pelo eixo Marquês - Beijing, declarou ao "Gente que Conta" da TSF (que conta os milhões que saca aos que ficam, por isso, a contar os tostões)  num exercício prático de Ética especular, que essa coisa da "solidariedade internacional" era mais ou menos como os "jantares de amigos" - se fosse cada um a pagar o seu (contas à moda do Porto), os convivas ficar-se-iam pelos hamburguéres, bitoques e não pediriam vinho, nem sobremesa, nem digestivos; se, por outro lado, fosse a dividir por todos, a rapaziada esticar-se-ia para o filé mignon, para o caviar, para vinhos caros, whiskies de malte e por aí fora.
Não sei com que "amigos" costuma o doutor Mexia jantar, mas parece-me que se está a ver ao espelho.
- Fala por ti, meu, fala por ti !!!

sábado, 26 de maio de 2012

Cadê Ele ?




Nos seus tempos de Primeiro-ministro, Cavaco Silva correu com o Professor Carlos Borrego, então Ministro do Ambiente, por causa de uma piada de mau gosto. Mais tarde o Presidente Jorge Sampaio exigiu ao seu "camarada" Guterres que despachasse o então Ministro Vara por indecente e má figura que o tempo, esse grande mestre, viria a confirmar.

De que estará o Presidente Cavaco, enquanto planta sobreiros na Austrália (pelo que há-de ser lembrado daqui a 500 anos), à espera para, depois de todas estas "cóboiadas", instar o "companheiro" Passos a apontar o caminho da guia da marcha ao adjunto Relvas ?!









sexta-feira, 25 de maio de 2012

As Novas Taxonomias



A  propósito da contenda entre o"Público", jornal de que é (via SONAE) proprietário e o Ministro Relvas, Belmiro de Azevedo (the artist formerly known as "Homem Xoné") enunciou uma nova taxonomia dos "mídia", como agora se escreve,  que passo a citar:
 - O jornalismo quer seja "virtual", quer seja "escritural"...

Cherchez la Femme





Soube, há instantes, que um tal Adelino Cunha, dito ex-jornalista, se demitiu de adjunto político (!?!?!?) do Ministro-adjunto Miguel Relvas, assumindo as  culpas do chefe, em prático exercício de encenada imolação, no papel a que os brasileiros chamam "boi de piranha" e, nas famílias reais, do rapaz plebeu que apanhava as reguadas pelos erros dos príncipes.
Ora, como altos sacrifícios convocam altas recompensas, não vale a pena ter dó do moço. Basta fazer aquilo que nos romances policiais é conhecido por "cherchez la femme" e veremos que há males que vêm por bem.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mau, Mau, Maria...







Eis-nos chegados ao grau zero da abjecção social e política, mas atenção que nesta escala também existe o abaixo de zero, pseudo - governados por badamecos, rapaziada que nunca trabalhou, estudou ou teve modo de vida que não fosse a "pulhítica", assessorados por "nerds" lunáticos que acham que a "economia" é uma ciência experimental - com os ambientes profissionais e a "sociedade civil" completamente minados pela podridão, nas mãos de uma parasitagem de incompetentes, manipuladores, corruptos, chulos, vigaristas e oportunistas de todos os matizes, beneficiários de "esquemas" e negociatas várias em que o património público é posto a saque, desde a mais pequena chafarica aos altos negócios de Estado. A mais crassa mediocridade é incensada, a despudorada mentira torna-se "lei" (que entretanto se eclipsou) e o medo instala-se como desde o tempo de Salazar (nem sequer de Marcello Caetano) não se via; as pessoas sérias vêem-se na contingência de engolir em seco, temendo por si e pelos seus, completamente desvalidas perante o poder crescente dos vários polvos que medram  à sombra de um ambiente em que as camarilhas de gatunos e sabujadores estão em roda livre.
Alguém tem tido notícia do Provedor de Justiça? Alguém tem ouvido Senhor Presidente da  República fazer outra coisa que não lamentar?
 Se fosse monárquico estaria a clamar "Aqui d'el Rey", como sou republicano e gritar "Ó da guarda" parece não ter eco, já quase só me resta bradar: "Às Armas"!!!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Fala por ti pá, fala por ti...





Há já uns tempos, antes do eclodir da crise, quando vivíamos naquele engano de alma ledo e cego que o estado de necessidade não deixaria durar muyto, numa das emissões do Fórum TSF e naquela paleta de temáticas antropológico-pastoris que eram timbre da época (hoje, ao contrário, a temática é sempre a mesma, o que não espanta, para os doentes só a saúde tem valor) um interveniente apelando ao respeito e solidariedade devida pelo Homem às outras espécies, avançou com a voz embargada de comoção naturalista:
- Lembrem-se que nós, humanos, não somos assim tão diferentes. Afinal também somos símios!
Apesar de, então como agora, andar para aí muito macacão à solta:
Fala por ti meu, fala por ti...

sábado, 12 de maio de 2012

Vai Trabalhar Malandro!!!









"Quosque tandem"? Até quando teremos que aturar bojardas destas, a de considerar o desemprego como uma "oportunidade", da parte de gajos sem modo de vida conhecido que, como o actual (e como, por isso e bem como o anterior, me custa designá-lo como tal) Primeiro-ministro, nunca (a não ser ficticiamente nas chafaricas dos "tios") trabalharam e se "formaram", tarde e a más horas (nunca tendo feito mais nada senão a "pulhítica" das "jotas"), nas "Universidades" da treta e depois têm a suprema lata de mandar os outros emigrar e descobrir "oportunidades" no desespero de situações nas quais, por incompetência e servilismo, contribuem activamente para lançar os outros e contra as quais tiveram o cuidado carreirista, oportunista e lambe-botas (é esse o seu único "mérito") de se precaver.
Seria melhor que aproveitassem a "oportunidade" para nos desampararem a loja!
Vai mas é trabalhar, malandro!!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

"Faces and Names"





Um dos dois Merceeiros-mores da República, o Camarada Soares dos Santos (o outro é, como toda a gente sabe, o Companheiro Belmiro)  disse, em entrevista à SIC-Notícias (não sem elogiar a função social dos Centros Comerciais, pois proporcionam pontos de encontro aos velhinhos pelo preço de um café) quando confrontado pelo jornalista José Gomes Ferreira com as razões de queixa dos fornecedores do Pingo Doce pelas estreitas margens e dilatados prazos de pagamento:
- Ai ele é isso, diz que se queixam, mas quem são eles? Mostre-me caras, dê-me nomes!!!
Oh Querido Camarada Alex S. S., todos sabemos que a PIDE só acabou já o meu amigo estava na idade madura. Pelos vistos, o jeito entranhou-se...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Hollande

VIVE HOLLANDE..., PARDON..., LA FRANCE!!!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Janela de Oportunidade



De tanto ouvir o Primeiro-ministro e os meninos do coro, falarem de "janelas de oportunidade" acho que seria sensato atirarem-se delas abaixo!