domingo, 26 de dezembro de 2010

In Heaven (Manuel Ivo Cruz)



Manuel Ivo Cruz (1935 - 2010)



No início dos anos 80, escusado será dizê-lo, mas para satisfazer algumas "almas inquietas", vou "precisar", do "século passado", comprei bilhete para um concerto dos "Tubes", banda então na moda, cuja estreia ao vivo por cá, em Cascais em 79, havia perdido. Chegado ao Pavilhão do Estádio José de Alvalade cerca de três horas antes do anunciado início do espectáculo (18.00h quando estava marcado para as 21.00h) verifiquei que estava um caos e já "rebentava pelas costuras". Tinham vendido mais bilhetes, fora os falsos, do que a lotação (então era "normal").
Deu-me um "amok" e gritei :
- Vendo um bilhete pelo preço de custo (5000 escudos = 5 contos = 25 €)!
Uns vinte gajos, sem exagero, chegaram-se a mim num sufoco, e eu vendi ao primeiro da "fila" (então dizia-se "bicha" - o que hoje é proibido, talvez por haver muitas) e ele ainda me quis dar mais dois contos (10 €) de "gratificação" (no "mercado negro" eram muitíssimo mais caros) que, cavalheiresca e se calhar parvamente, declinei.
Rumei então, como drifter que era, à Cervejaria da Trindade para afogar as mágoas e dei de caras com o meu colega (de curso e de profissão) e amigo Álvaro, jantámos e ele disse-me ir haver na Igreja de S. Roque um concerto coral de música sacra, dirigido pelo Maestro Manuel Ivo Cruz.
Fomos.
I was in Heaven!

Nenhum comentário: