quinta-feira, 10 de maio de 2012

"Faces and Names"





Um dos dois Merceeiros-mores da República, o Camarada Soares dos Santos (o outro é, como toda a gente sabe, o Companheiro Belmiro)  disse, em entrevista à SIC-Notícias (não sem elogiar a função social dos Centros Comerciais, pois proporcionam pontos de encontro aos velhinhos pelo preço de um café) quando confrontado pelo jornalista José Gomes Ferreira com as razões de queixa dos fornecedores do Pingo Doce pelas estreitas margens e dilatados prazos de pagamento:
- Ai ele é isso, diz que se queixam, mas quem são eles? Mostre-me caras, dê-me nomes!!!
Oh Querido Camarada Alex S. S., todos sabemos que a PIDE só acabou já o meu amigo estava na idade madura. Pelos vistos, o jeito entranhou-se...

3 comentários:

folha seca disse...

Caro "Imank"
Descobri o seu blog há algum tempo e tornei-me seguidor. nunca comentei, mas o tema que trata hoje leva-me a acrescentar algo.
Talvez porque profissionalmente esteja envolvido no tema.
De facto há descriminação em relação aos fornecedores que "refilam" em relação às arbitrariedades cometidas e os que se vão calando. Salvo quem tem produtos lideres de mercado, os outros estão completamente à mercê desta gente sem escrúpolos. Poder-se-à perguntar? E as associações o que é que fazem? Do que conheço, aproveitam bem a proximidade para fazer negócios em benefício das sua empresas. Pronto fico por aqui e desculpe o tamanho do comentário.
Cumprimentos
Rodrigo

imank disse...

Caro Rodrigo:
Muito obrigado pelo seu esclarecedor comentário.
O que relata infelizmente é muito comum em Portugal (e suspeito que não só) - os interlocutores aproveitam em proveito próprio as vantagens "logísticas" do mandato e mandam às urtigas os representados. Passa-se em todos os âmbitos, com os deputados, com os sindicatos, com os governos que não têm vindo a cuidar dos cidadãos, mas dos seus próprios interesses e dos grandes negócios e negociatas (veja-se o BPN,o BPP e a EDP que foi "privatizada" para ser entregue a um Estado estrangeiro que de "liberal" não tem nada).
Não posso deixar de reparar também na desfaçatez com que os Soares dos Santos, os Belmiros e quejandos dão "lições" a Portugal e aos portugueses, pondo-se sempre nos píncaros.
São empresários de actividades económicas que têm promovido o endividamento e o consumismo, o que vai dar ao mesmo. A SONAE até abandonou a indústria para se dedicar OPTIMUS telemóveis, explorando a tagarelice congénita, ao turismo (nós somos as "sopeiras") e aos supermercados onde se costuma ter "mais olhos do que barriga". Já não há Alfredos da Silva, nem Champallimauds, é só negócios de "ciganos". Pergunte-se a verdadeiros empresários como Henrique Neto e teremos perspectivas de efectivo desenvolvimento, sempre sufocadas pelos interesses da pandilha.

Muito Obrigado e disponha sempre,

António José

folha seca disse...

Caro António José
Só volto a este tema, porque referiu, talvez o homem que desde muito jovem mais me impressionou e com quem estou em geral de acordo, não só por ser meu conterrâneo, mas pelas posições assertivas que sempre tem tomado. Pena que não sejam aproveitadas muitas das suas ideias, não só teóricas, mas muitas delas provadas na prática.
Cumprimentos
Rodrigo