domingo, 10 de novembro de 2013

Cobardiologias



 
 
 
 


 
O Professor Adriano Moreira do alto dos seus mais de noventa sábios e vigorosos anos, convocando pelo exemplo, dada a gravidade da hora, a emergência da união de esforços de todos os patriotas em ordem à desparasitação do país da "lepra" dos vendidos e traidores - afirmou em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, que quem teria que responder ao Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, perante as suas "queixas" em relação a Portugal, seria necessariamente o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.
Mas este tem preferido "guardar de Conrado o prudente silêncio" não vá "o caldo entornar-se" ainda mais. Esta (não)posição não só não honra Portugal, como também não dignifica o cargo para que foi eleito. Neste como noutros assuntos que envolvem a soberania, demonstra não estar à altura.
Podemos estranhar tal comportamento, mas ele tem explicação: A Angola do MPLA - como a sua antiga mentora, a Rússia (então URSS) - passou do "marxismo-leninismo" à cleptocracia mais descarada, no caso de Angola mesmo chocarreira. Diz-se até que a guerra civil angolana opôs os ladrões aos assassinos, só que os assassinos também eram ladrões e os ladrões também eram assassinos.
Os oligarcas angolanos sabem muito bem com quem costumam lidar em ambiente de "negócios" e que Portugal é também uma cleptocracia, em versão sonsa, pelo que estão à vontade pois estão conscientes dos limites dos "apertos" e dos riscos a que, neste quadro de abjecção nacional, poderão estar sujeitos e também estão perfeitamente conscientes da sua própria “imunidade” sob a ameaça de "porem a boca no trombone". Por essas e por outras não tem havido reação que não seja "pedir batatinhas" e demonstrar que, afinal, "é tudo farinha do mesmo saco".
Perdeu-se toda a vergonha e nem sequer funciona o lugar-comum da "mulher de César".
Enfim, já que estamos em maré de rifões:
"Zangam-se as comadres..." .
("Para bom entendedor...").
 

Um comentário:

António Neves disse...

Ora aí está um sentimento que partilho totalmente... A cleptocracia portuguesa só é menos descarada porque ainda não se conseguiu manipular completamente a justiça (está quase) e ainda não se empobreceu (económica e culturalmente) a população ao ponto de ninguém se preocupar com os deveres cívicos ou ter medo de os exercer. De resto, a manipulação total da comunicação social atingiu um grau de eficácia muito boa. Ou seja, a tríade do PSD (Cavaco, Coelho e Durão) e seus acólitos, está prestes a obter um feito histórico... melhor só Hitler!