terça-feira, 16 de setembro de 2008

"Blood, Sweat and Tears" !

Sócrates tem uma relação "light" com a Política, como aliás com a generalidade das coisas, é um caso típico de homem "insubstancial", produto adequado para funcionar na "perfeição" num mundo dominado pelo "dictakt" da irrelevância e da mediocridade. Mas dentro desse registo é, com certeza, treinado para emular nas suas intervenções, discursos paradigmáticos que se tornaram "bordões" retóricos correntes.
Caso notório, o de ontem, 15 de Setembro, dia oficial de arranque do ano lectivo e, já agora , dia oficioso de arranque de, não uma, mas duas campanhas eleitorais: a de Sócrates com vista às legislativas e a de Cavaco com vista a repor a "coabitação" no "melhor dos mundos" de onde o Estatuto Autonómico dos Açores e a Lei do Divórcio
( imagine-se o que seria se o PS legislativo avançasse para o casamento entre homossexuais) a tinha apartado e a reposicionar-se para as presidenciais.
Sócrates discursou no antigo Liceu D.Dinis em Chelas, (que conheço bem porque lá trabalhei no, já longínquo, ano de 78/79) para reinaugurar a Escola depois de vultuosas obras de beneficiação e apoiou-se, ou foi apoiado pelo "advisor" que lhe escreveu ou alvitrou a intervenção, no célebre discurso de Churchill perante a eminência da "Batalha de Inglaterra": -"We shall fight on the beaches..."; Sócrates proclamou -"Lutaremos pela Educação" !
O estilo enfático, o rigor do "facies" e a alusão bélica, para além do comprometimento com o "enriquecimento do espírito", indicam que temos Homem: está encontrado o Churchill da Zona J !

Um comentário:

Carlos Botelho disse...

O Churchill da Zona J! Ah! Ah! Ah! Ah! Fabulosa!