sábado, 13 de setembro de 2008

É A RÚSSIA ESTÚPIDO !!!

Neste proclamado "Fim da História", depois da "Queda do Muro" e do desmoronar do Bloco de Leste e da própria União Soviética, o "mundo ocidental"embandeirou em arco com o fim da "Guerra Fria" e o alastrar, qual mancha de óleo, da "democracia".
Milagre! Milagre! Gritaram os prosélitos da capitalismo neo-liberal,"neocons" e quejandos com o frenesi dos recém-convertidos, e daí ao delírio geo-estratégico foi um passo; e vá de estender a NATO até às fronteiras da Rússia; vá de fazê-la intervir em teatros de operações fora dos seus limites geopolíticos "naturais", a não ser que a Globalização já tenha universalizado o Atlântico Norte.
Ora tudo estava no melhor dos mundos quando aconteceu o impensável e as Torres Gémeas soterraram perto de três mil inocentes; o crime fez emergir um novo, mas difuso, "challenger" impossível de localizar e "bring to justice". Depois, foi o que se viu, as invasões do Afeganistão e, já agora, do Iraque (dá um certo jeito), com o derrube e a execução de Saddam Hussein ("vae victis"como diziam os romanos e, pelos vistos, continua cheio de actualidade).
Mais um pequeno passo até ao reconhecimento da "independência" do Kosovo, desacatando a velha "détente" tida como fora do prazo e mais umas "revoluções" de cetim ou de veludo, aqui e ali. Na Ucrânia o Presidente eleito sofreu, literalmente, na pele os efeitos dos velhos métodos do KGB e até a própria Rússia de sede do "Império do Mal" passou a ser uma "democracia"onde funciona em pleno a "economia de mercado"e foi deixada entretida com a Tchetchénia . Os novos membros da NATO da periferia russa, como a Bulgária e a Roménia e até candidatos a fazer parte dela e antigos membros da própria URSS, como a Geórgia, enviaram tropas para o Iraque integrando a Aliança nesta versão das "Stars (and Stripes) Wars".
Só faltava mesmo a Rússia entrar para a União Europeia, converter-se à "moeda única", integrar o "Espaço Schengen" e já agora, porque não a China entrar para a NATO e tornar tudo ainda mais "multicultural".
Até que a Geórgia e o seu ocidental (não lhe olhem ao penteado) Presidente tentando um "golpe de mão" e sentindo-se, erradamente como a seguir se viu, com "as costas quentes" decide repor as suas fronteiras e invade uma pequena região secessionista russófila, a Ossétia do Sul, dando o pretexto ideal ao Grande Ivan de mostrar quem manda naquelas paragens. É claro que o Tio Sam que poderá parecer parvo, mas não é totalmente estúpido, se ficou "nas covas" e não arriscou uma "Guerra Quente" por causa de um "midget" em bicos de pés.
À custa de mil e tal mortos, casas destruídas e muita devastação a Rússia, impante de petróleo e gás e dona da torneira europeia, governada pelos herdeiros directos da camarilha do costume, que agora até é "democrática"(mais jornalista assassinada, menos ex-espião liquidado, mais coisa, menos coisa), respondeu à letra e no velho estilo e esmagou o minúsculo exército da Geórgia, mesmo reforçado com o contingente regressado do Iraque, o que , diga-se de passagem, não comoveu por aí além o Tio Sam, nem fez empalidecer a "Condi" Rice, que se limitou a tartamudear umas desculpas esfarrapadas e umas ameaças vãs !
A Rússia teve e aproveitou, assim, uma oportunidade de tirar as teimas sobre quem continua a ser a potência dominante naquela região e repor o seu lugar na "nova ordem internacional" que parece não ser lá muito diferente da "velha", sem precisar desta feita do "comunismo"para nada, aliás reiterando claramente o papel que Marx atribuiu à "ideologia".
Enfim, que saudades de Brezhnev ! ( E pensar que a URSS acabou quando chegou ao poder Gorbatchov, o primeiro homem sóbrio em várias décadas !?).
Mas a "Rússia Eterna", a "Grande Mãe", não se desvanece assim de um dia para o outro e sobrevive ao fim da "Soyuz"; quem pensou que eram "favas contadas" revela, além do mais, uma profundíssima e parola ignorância da História !
Post Scriptum :
Já não falo do regresso em forma de farsa, aliás como é costume, das crises militares às costas dos States, agora com Fidel moribundo é o foclórico mas destemido Chavez, que faz as "honras da casa" e rosna ao Império nas suas próprias barbas, "molhando a sopa" na mais badalada família texana desde os "Ewing" e do "JR"!
A candidatura de Obama está a passar um vídeo de campanha em que "goza" com a suposta inadaptação de McCain (72 anos) à "revolução tecnológica", isto fez-me lembrar o filho de um colega meu, com quatro anos, que sempre que encontrava alguém dizia :
-"Queres ver, queres ver, já sou grande, olha, olha, escuta, escuta: Computadores, feijoada" !!!