sexta-feira, 3 de outubro de 2008

"Ceguinhos"

Saramago afirmou, numa espécie de "portunhol", acerca do ameaçado boicote da Associação Norte-Americana de Cegos à exibição do filme de Fernando Meirelles, "Ensaio sobre a Cegueira", adaptação ao cinema do seu romance homónimo, que :
-"É uma estupidez, como podem estar a falar sobre um filme que nunca viram" ?!
Tendo embora e desta vez, inteira razão, quanto à estupidez da ameaça, só comparável à recusa por parte da autarquia de Queens em Nova Iorque, da estátua de Catarina de Bragança (figura do séc. XVII, mulher de Carlos II de Inglaterra e "madrinha" da circunscrição) por "ter estado envolvida no comércio negreiro", não deixa de ser "peculiar" o modo como Saramago comenta o assunto:
Só quem o conhece..., "vai lá, vai" !!!
Post-Scriptum:
Descartes diz no Discurso do Método que "nada há, por maís inverosímil, que não tenha sido dito por um filósofo" e eu acrescento que não se tenha passado nos meus dias , e ainda bem !
Não resisto a contar um episódio passado pouco depois do 25 de Abril em plena euforia político-cultural, quando que se tentava levar ao "povo" ou às "massas" como então se dizia, as várias formas de expressão artística .
Durante um Ciclo de Cinema Português a decorrer nos Sociedade Democrática ( já então há mais de um século ) União Barreirense "Os Franceses" e estando programado o filme "Nazaré" de Leitão de Barros, que é uma fita muda, o meu primo Alfredo, que é cego, insistiu comigo e com o António Cabós, que nos queria acompanhar a "ver" o filme, e nós não tivemos outro remédio senão levá-lo. Agora imaginem o que foi a cara de espanto dos outros espectadores que lotavam, por completo, a sala quando viram entrar dois matulões com um cego de bengala pelo braço.
Depois de instalados e como o filme só tinha aquelas "pianadas" a acompanhar e aqueles quadros com legendas que intercalavam as imagens, passámos toda a projecção a explicar o enredo ao bom do Alfredo que no fim e perante a interrogação de muita gente :"Se tinha gostado"? ; respondia com viva satisfação:"Imenso, o filme é muito bom"!!!
Como veêm, o Saramago não inventou nada; e se eu já vi tanta coisa, ele que é trinta e tal anos mais velho do que eu, deve ter visto muito mais !!!

Nenhum comentário: