segunda-feira, 19 de julho de 2010

Theatrum Politicum


No folhetim das Scuts, que parece ter mais episódios do que uma telenovela, os Partidos do "arco da governação", mormente os do "Bloco Central", persistem na atitude clássica de quem "não ...., nem sai de cima", mostrando, sobretudo o PSD, muita ronha e "sonsice" nas "soluções" apontadas que não são, de modo algum, soluções. Um pouco à semelhança das "borlas" para a Expo 98 - a cada português, por isto ou por aquilo (ser autarca, bombeiro voluntário, membro de uma sindicato ou associação patronal, cultural, de beneficência, etc. etc,), há-de ter calhado pelo menos uma. Também no caso das Scuts parece que vão ser mais os isentos do que os pagantes, ou seja, estes últimos vão resumir-se aos "otários" do costume, que já pagam tudo o resto (impostos, etc., etc.).
Mais uma vez, o tão decantado "Princípio da Universalidade" será aplicado à boa maneira de Blair (não o Tony, mas o Eric, mais conhecido por George Orwell): "todos somos iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros".
O representante de uma das "Comissões de Utentes" que se opõem à introdução de portagens declarou aos media que estes impasses político-legislativos até são positivos, pois "grão a grão enche a galinha o papo". Cá para mim fez uma confusão "proverbial", deveria ter, antes, dito: "enquanto o pau vai e vem, folgam as costas".
Mas é mais que certo que no fim da encenação e quando já não houver mais folga, bem podemos "esperar pela pancada".

Nenhum comentário: