domingo, 31 de julho de 2011

Utoya (quase Utopia)




Oslo é, desde 1901, a capital da Paz. Cenário do único Prémio Nobel lá entregue, precisamente o da Paz. Cidade pacata, capital de um país próspero e civilizado onde no dizer dos próprios habitantes e ao contrário do que se possa pensar, afinal também há Verão. O ano passado parece que foi a uma terça-feira.
Este ano na cidade da Paz e na ilha de Utoya (quase Utopia) um só indivíduo, ao que aparenta ter sido, matou, primeiro no centro político da cidade, à bomba e depois na ilha, à queima-roupa, perto de uma centena de pessoas na sua esmagadora maioria jovens auditores de um evento político do Partido Trabalhista local (actualmente no Poder).
Ao que parece um só homem, Anders Behring Breivik, de 32 anos que não quis ser mártir (ao contrário dos terroristas islâmicos e este afirma-se "cristão"), apenas quis ser "herói". Após esta carnificina arriscamo-nos a tê-lo de volta perto dos 50 anos, pois sendo a pena máxima na Noruega de 21 anos de prisão, um pouco como por cá, só que lá parece que ninguém é "suicidado" nas prisões.
Mais uma vez urge desfazer uma velha e grande confusão e, para isso, nada como recorrer aos velhos e grandes Mestres:

"A inteligência (...) e outros talentos do espírito (...), ou até mesmo a coragem, a decisão, a perseverança, enquanto qualidades do temperamento, são sem dúvida, em muitos aspectos, coisas boas e desejáveis; mas estes dons da natureza podem também tornar-se extremamente maus e funestos se a vontade que deles vier a fazer uso, e cujas disposições particulares são, a justo título, denominadas carácter, não for boa."

Immanuel Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes,I


Anders Breivik acusou ainda vários líderes europeus de "traidores" rendidos ao "multiculturalismo" e o homem parece que não é "nazi". Aliás, diz admirar Churchill e execrar Hitler.
Um dos que qualifica como "perigoso marxista" é o actual Presidente da Comissão Europeia, José Manuel "forget about the Durão" Barroso.
Equivocado?! Atrasado 37 anos?!
Nada disso. Apenas um fanático ignorante do "camaleonismo".
Mais uma vez as denominadas qualidades de carácter nada dizem acerca desse mesmo carácter e vêm provar que no espelho de certas "virtudes" se pode reflectir, realizado, o horror.

Um comentário:

Alberto disse...

Em relação a esta monstruosidade e outras que como contágio ou não poderão surgir ( esperemos todos que não), e assim como cada vez mais vivemos num mundo a escala global , tal como tribunal internacional de julga criminosos de guerra, porque que não o surgimento de um tribunal internacional para julgar crimes desta estirpe!!?