quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Para Não Calhar, Calhou!




Obrigado pela "troika" a alienar as participações estatais em antigos monopólios públicos, (que isto das golden shares é só para os Bancos, ou seja só quando se trata de salvar o capital - que raio de "liberalismo" este...), o governo decidiu-se por entregar a parte estatal da EDP a uma empresa chinesa, a "Three Gorges" ("Três Gargantas") que titula a grande barragem do mesmo nome e é uma empresa estatal (aliás, lá tirando talvez umas quantas lavandarias e aqueles carrinhos que vendem na rua coxinhas de rã e carne de cão, não consta que haja outras).
Deixem-me lá ver se entendi: o Estado português está proibido pelos ditames do acordo com a "Troika" de deter capital em empresas estratégicas, mas o Estado chinês já pode deter importantes fatias do capital nas empresas estratégicas portuguesas que, assim, serão tuteladas directamente (deixemo-nos de tretas...é isso mesmo) por um Estado estrangeiro. Qual Soberania qual quê? Há mais vida para além da Merkel e a escravatura é como o dinheiro, não tem cor, nem cheiro.
Fica aqui plenamente exemplificada a curiosa, engraçada e muito certeira expressão algarvia: "Para não calhar, calhou" - que a minha mulher utiliza muito para designar situações de queda naquilo que alegadamente se pretenderia evitar.
E não é que fica bem entregue à "Três Gargantas".
Se não vejamos:
Primeira: "Garganta Amarela".
Segunda: "Garganta Vermelha".
Terceira: "Garganta Funda".

Nenhum comentário: