sábado, 10 de março de 2012

Homo Anibalis ou Amuos, Vendettas e Ressentimentos




No Prefácio mais lido dos últimos tempos - pois há uma diferença fundamental entre os livros que interessam e os que não interessam - nos primeiros ninguém lê o Prefácio, nos segundos é a única coisa que se lê - o Professor Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República da Bancarrota, "executa" o ex-Primeiro-ministro José Sócrates dizendo algumas "verdades", aliás consabidas, acerca do "figurão".
Repristinando aquela análise política básico-marxista dos anos 60/70, assim entre Politzer e Martha Harnecker, se poderá dizer: "contradições" no campo dos interesses dominantes. E disso não passam de facto, mais do mesmo "circo" mediático para entreter o pagode da classe média "pensadora", agora esfolada de poder de compra e reduzida aos "desportos de sofá".
Se não fosse o lado trágico desta farsa, que por isso mesmo se diferencia da comédia, dava vontade de rir ouvir o "padrinho" das Ilhas, Alberto João, chamar membro de um "gang" ao "sombra" Pedro Silva Pereira.
Com uma diferença - não ouço, nem vejo, por entre a "praça de gente madura", ninguém clamar contra a "má imagem" que isso dá do país perante os "mercados", nossos credores.
Se fosse alguma greve, não faltaria...

Nenhum comentário: