terça-feira, 12 de novembro de 2013

É a Economia, Estúpido ! (Acerca do Conto de "Fadas" da Natalidade)




Já dizia o psicanalista Bruno Bettelheim que os contos de fadas são, na verdade, contos de mais qualquer coisa. E no ano em que Portugal está a atingir o recorde negativo absoluto de nataliadade desde que há estatísticas, essa "estória" tem sido contada vezes sem conta. É um "conto" útil para certas contas, mas não exactamente para as contas certas.
Não, não é a quebra da natalidade que está a comprometer a sustentabilidade da Segurança Social e do sistema de pensões, o que está a dar cabo de tudo  isso é o desemprego e a crise da economia real por obra do desindustrialização e do desinvestimento em actividades produtivas em favor da especulação e da geração de "bolhas" para todos os gostos.
A falácia da demografia tout court é "música para camaleões". Se assim fosse a Argélia devia ter a Segurança Social mais sustentável do mundo. O mesmo se passa com a "Educação", se fosse apenas esse o factor de desenvolvimento e o "ascensor social" por si só, não haveria engenheiros ucranianos emigrados a trabalhar como trolhas.
Na China, que exporta população, mas tem uma demografia pujante,  há a política  do filho único; em Portugal que também exporta a população que não tem, há a política do filho zero.
Ah pois, já me esquecia, a China é uma ditadura totalitária, Portugal uma democracia plena. 

5 comentários:

Carlos Vieira disse...

Bom comentario, To Ze!

imank disse...

Obrigado caríssimo amigo.
Um grande abraço.
Tozé

Alberto disse...

A seta certo em cheio no alvo! Já faltou mais para nos revoltarmos contra estes delinquentes!

imank disse...

Já tarda a Hora, mano.
Já tarda !!!

TZ

Zé do Barreiro disse...

E a que horas é ?