quinta-feira, 25 de junho de 2009

"Volver la Tortilla" ou o Folhetim da "Arrogância"

Uma das acusações mais fundamentadas em atitudes e factos evidentes tem sido a enorme arrogância da governação desta maioria absoluta "socrática". Não é preciso ser "politólogo" para entender que a chave da sua derrota eleitoral nas "Europeias" passou muito por aí.
Eis senão quando, talvez influenciada pelo passado maoísta de muitos dos seus actuais dirigentes (o PS e o PSD estão cheios de ex-"MRs" e quejandos, com proeminência para o actual Presidente da Comissão Europeia - José Manuel Durão "porreiro pá" Barroso), uma das tácticas mais vulgares tem sido o clássico virar a acusação contra o acusador, ou seja, volver la tortilla e agora é o PS que a propósito do "folhetim" Provedor de Justiça e mesmo antes, comentado a reacção de Paulo Rangel aos resultados eleitorais, vem acusar o PSD de "arrogância".
Talvez estivessem à espera que o homem pedisse desculpa por ter ganho e quando este fez notar a acrimónia grosseira, malcriada e ressentida das "felicitações pela televisão", logo o staff do PS inventou uma nova figura contraposta ao seu próprio evidente mau-perder, o "mau-ganhar".
É a velha técnica do ladrão que grita "agarra que é ladrão!" - muito ao gosto dos ex-pregoeiros do "Luta Popular".
Então agora o PSD é que é arrogante por não se sujeitar a "papar" o Professor Jorge Miranda como Provedor de Justiça, ele que até já foi do PSD, ou pelo menos do PPD?!
O "argumentário" está tão bem "ensaiado" que até já o próprio Jorge Miranda, ao renunciar a essa pretensão, o repetiu.
Ora bem, é isso mesmo, há um conjunto de figuras ligadas à direita "histórica", que talvez nostálgicas da velha União Nacional, numa fase já adiantada da vida, decidiram investir neste PS para aceitarem prebendas e sinecuras.
Afinal, o Professor Freitas também é fundador do CDS.


Nenhum comentário: