terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Uma Esparta Carnavalesca

Talvez por estarmos em Fevereiro, uma Associação de Pais do Porto sugeriu ao Governo que os horários das Escolas do 1º Ciclo
( vulgo "Escolas Primárias") em função das "necessidades das famílias", deveriam ser alargados para um período entre as 8 da manhã e as 7 da tarde de modo a que as criancinhas fizessem "tudo" na Escola desde os "Trabalhos para Casa" ( que assim teriam que mudar de nome talvez para: "Mais Trabalhos para a Escola"), até às "principais refeições" e estou a citar.
Resta perguntar duas coisas, sem querermos escamotear o efectivo problema social da custódia das crianças e dos adolescentes:
O que é que ficaria para as crianças fazerem em casa com a família?
Dormir, ver televisão e jogar no computador!?
E mais, que miséria de sociedade é esta em que "estes" pais já só querem descartar-se dos filhos deixando-os à guarda e sobretudo, à responsabilidade da Escola de cuja qualidade educativa em regra, não querem saber; como, aliás, enquanto filhos, se descartam dos próprios pais enfiando-os em "lares" e coisas assim?!
Uma espécie de Esparta, mas em versão carnavalesca!!!

2 comentários:

maria (muito barreirense) disse...

não é tão linear assim, não senhor.

De facto há pessoas que só chegam ao local onde residem, e onde supostamente se situa a escola dos filhos, entre as 19 e as 20 horas.

Nem todas as pessoas têm a sorte de ter familiares, amigos, whoever que possam assegurar o cuidado das crianças.

Parece-me que o problema se situa mais a montante, ou seja, no número de horas que as pessoas trabalham, na má distribuição do horário de trabalho, nos péssimos transportes e estradas que fazem com que se perca demasiado tempo "in itinere", enfim ... uma desgraça, uma falta de qualidade de vida, que teima em não aparecer nas nossas vidas, enquanto colectivo.

Se quer saber eu penso que até deveriam haver escolas infantários casas de apoio às crianças, DE NOITE, para as mulheres muitas delas famílias monoparentais, que trabalham de noite, na limpeza do metro, nos hospitais, ... sim porque há muita gente, que não pode trabalhar de noite, porque não tem quem cuide dos filhos. E outras trabalham de noite sob pena de deixarem os filhos entregues à sua sorte, sózinhos ou com os irmãos mais velhos, para poderem ganhar um miserável salário mínimo.

Não é fácil Caro Amigo....

Embora haja quem se esteja borrifando para os filhos. Também é verdade.

:-)


será que esteve a ouvir o forum da TSF, hoje ?

:-)))

imank disse...

Cara Maria :
Estou inteiramente de acordo consigo e concordo em absoluto que a oferta seja muito mais diversificada.
Eu próprio tive que pagar em 1991,50 contos por mês(!!!) para ter a minha filha num infantário com um horário decente.
Sim estive a ouvir o Fórum TSF, também tenho alunas que trabalham em creches e infantários e elas contam coisas incríveis, sabe por exemplo quem "aproveita" toda a entensão do horário e "se mais houvera, lá chegara" ?
Não são propriamente os casais trabalhadores1
No post não quero ser mal entendido, Portugal está longe de ter uma oferta razoável nesse domínio e os sucesssivos Governos, agora a coberto da "moda" neo-liberal, em vez de fazerem o Estado assumir as suas responsabilidades, estimulam um chorudo negócio aos "privados" (IPSS incluídas), sendo mais caro ter uma criança num infantário do que numa Universidade!
Isto é escandaloso!
O que eu verbero é uma atitude desresponsabilizante da parte de um certo lóbi (o do Sr. Albino do Porto e arredores) de tentar "forçar a barra" e em vez de pôr em causa um modelo de sociedade escravizador e desumano assume um discurso em que se nota a intenção de "passar a bola" e mais nada !!!
Sempre a considerá-la:
António José