terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

"What`s going on" ?!

Nos últimos dias, sucederam-se episódios que podendo tratar-se de mera coincidência, prefiguram aquilo a que se costuma chamar "coincidências a mais".
Refiro-me aos incidentes de tipo censório-inquisitorial que ocorreram primeiro nos preparativos para o corso do Carnaval de Torres Vedras, em que uma rábula ao computador "Magalhães" foi alvo da sanha persecutória do Ministério Público por alegada pornografia (resta saber por queixa de quem e com que legitimidade?), que começou por intimar a Câmara Municipal, entidade organizadora do desfile a retirar uma película autocolante com imagens mais púdicas de que muitas das que passam todos os dias nas televisões de sinal aberto à hora do jantar.
Aqui o Presidente da Câmara local, o advogado Carlos Miguel, por sinal o único edil cigano do país, reagiu sem papas na língua chamando "os bois pelos nomes" e, passado muito pouco tempo, o Ministério Público dava o dito por não dito e a chalaça ao "Magalhães" era reposta nos termos originais.
O segundo caso ocorreu já no fim-de-semana de Carnaval em Braga (a "idolátrica" onde o "libertino" costumava passear o seu esplendor) no decurso de uma Feira do Livro em que a PSP, sem que se tivesse entendido com que direito e a mando de quem ?! Apreendeu (!!!) um conjunto de livros de Arte cuja capa exibe um célebre quadro de Courbet, pintor francês do século XIX que se intitula "A Origem do Mundo", pintado em 1866 e actualmente exposto no Museu de Orsay, com a mesma alegação.
Para além de me causarem imensa perplexidade, estes actos de "poderes ocultos", mas que pelos vistos, se exercem com eficácia e às claras sem que ninguém lhes perceba a origem e a legitimidade, "cheiram-me" a "cruzada" moralista que não se via em Portugal, desde pelo menos, o 25 de Abril de 74.
A suscitar profunda reflexão e a exigir explicações ao mais alto nível, certamente que quer o Ministério Público, quer a PSP ( que pelos vistos, "emprenham pelos ouvidos"), poderão, mas não deverão, estar em "roda livre" susceptíveis de serem instrumentalizados desta forma, ela sim despudorada, invoquem lá o que invocarem.
Para além de se adensar o clima esquizofrénico deste país que é o mesmo em que o Partido que sustenta um Governo de maioria absoluta, pela voz do seu Secretário-Geral que é também Primeiro-Ministro, promete a legalização do casamento gay para a próxima legislatura ou seja, lá mais para o fim deste ano.

Um comentário:

Anti PS Neoliberal disse...

Não entendo como é possível isto passar-se em Braga...... ainda por cima em Braga....... Braga Não é a terra dos 3 P's? Padres, P____ e P_________.