segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Povo Luta pelo Pão, os Estudantes pelo Fiambre (ou de como os Pratos de Lentilhas vieram abandalhar isto tudo)




A consigna que serve de título a este post é, com "As putas ao Poder porque os filhos já lá estão", uma das mais certeiras do nosso PREC (1974/75) e exprime uma situação de que a "natureza humana" nunca se desviou. Em suma, "quem não chora, não mama". Ora como "Provedoria sem comedoria é gaita que não assobia" e aviso desde já, que hoje estou muito "proverbial", isto da perspicácia do povo é, para algumas coisas, um filão inesgotável de sabedoria - o dr. Fernando Nobre, candidato inventado pelo clã Soares e adjacências para boicotar activamente as possibilidades de sucesso da candidatura de Manuel Alegre, já que o "velho", tendo feito o primeiro frete a Cavaco e a Sócrates, não tinha mais espaço para cair, passou-se agora de armas e bagagens para os braços de Pedro Passos Coelho e decidiu desbaratar o seu capital político em proveito de outros capitais.
Ei-lo, o "homem bom" que arriscou ocupar a posição "cultural" da Santa da Ladeira, "surfando" o atavismo de algumas elites parolas e o oportunismo de muitas "trutas velhas", que tinha afirmado com categórica retumbância não ter ambições políticas dentro do Sistema, a candidatar-se a um dos lugares mais institucionais da República, que só pode mesmo ser ocupado por um "bonzo", o de Presidente da AR, autêntica flor de botoeira, bem paga e regalada. Não está mal para quem vem da "Cidadania" e arrisca-se a ser para o próprio e para o PSD/PPC um enorme "tiro no pé", fazendo lembrar aquela veleidade de Mário Soares quando concorreu a presidente do Parlamento Europeu e acabou por ser derrotado por uma senhora a quem, numa manifestação típica de mau-perder "progressista", tratou de chamar "dona de casa".
O exemplo de Alegre de que tentara imitar a estratégia, devia também avisar Nobre para a diferença entre "turismo" (ser "outsider") e "emigração" (estar numa institucional). Afinal - "a cidade é tão bonita quando vamos de visita".
Se fosse adepto das teorias da conspiração, diria que se estão a congregar esforços para que Sócrates lá fique.
A ala "tacho" do PS venha agora dizer o que quiser, cantam bem mas nunca me alegraram, mas não sei o que dirá o "people" da franja pastoril do Bloco, aquela rapaziada e raparigada das "medicinas alternativas", quando toda a gente já percebeu que a receita do doutor é, no fim de contas, absolutamente convencional.
Só mais um provérbio, desta vez "ready made".
"Nunca digas - desta água não beberei" e deste champanhe, então, nem se fala...

Nenhum comentário: