sábado, 27 de agosto de 2011

O Fim da Macacada




"A Guerra do Fogo” faz-me recordar um dos momentos mais hilariantes da minha vida como professor. Como o tema – “a Hominização” – fazia (e muito bem) parte do Programa do 10º ano de Filosofia, a Escola de Santo André no Barreiro reservou uma sessão no Berna para todos seus alunos do 10º. Estão a ver o que aconteceu com trezentos putos de quinze anos a verem aquela cena do “povo que lavas no rio”, quando as fêmeas hominídeas estavam a lavar a cara e os machos aparecem sorrateiramente por detrás.
Evoco-o agora depois do DVD deste filme de 1981 de Jean-Jacques Annaud (que também realizou "O Nome da Rosa" e o "Inimigo às Portas") por ter sido o tema de abertura de hoje do Blog do Paulo Guinote, "A Educação do Meu Umbigo" e o seu argumento conter problemas sempre actuais da Humanidade desde as origens - a questão demográfica, por exemplo, que o protagonista é chamado a resolver através de um dos mais luxuriosos cativeiros de todos os tempos.
Parecendo comprovar a teoria, então muito em voga, que a ontogénese reproduz a filogénese, foi com centenas de miúdos e miúdas nos píncaros das hormonas - o "fim da macacada".
Fazendo um pouco de Psicanálise, então também muito na moda, talvez isso tenha dado o a uma socióloga de recente passado anarquista associada a um bacharel que projectava currais na Beira Interior, o desejo, então recalcado, mas realizado à primeira oportunidade, de "encanzinarem" os professores.

Nenhum comentário: