quarta-feira, 31 de agosto de 2011

"Secretos","Alegrias" e "Bacalhau a Pataco"




Os "Serviços Secretos" espiaram um jornalista que os andava a investigar, tudo isso foi denunciado nos media e comprovado. Foi levado o assunto à "Comissão Parlamentar" que "fiscaliza" os referidos "Serviços". Entretanto, o Governo considerou o assunto como "Segredo de Estado" e não disponibilizou informações à Assembleia da República (também conhecida como "Casa da Democracia"), democracia essa que permite que o Poder Executivo sonegue informação relevante ao Poder Legislativo, que também é, formalmente, "fiscalizador". Aliás em Portugal há figuras jurídicas interessantíssimas invocadas a torto e a direito (de que acabam por ser a própria denegação), sempre de forma manhosa, como esta - "o Segredo de Estado" e outras - "o estado de necessidade" ou a "inutilidade superveniente", que transformam qualquer veleidade democrática numa farsa.
Sendo que toda esta "caldeirada" tem os contornos clássicos dos filmes do género, mas em série sub B. Toda esta gente actua em "roda livre" e faz o que quer e o que lhe apetece, a soldo ou por conta própria, saltando do "público" para o "privado" ("going on" ou somente "Ongoing") e usando em proveito próprio o material "classificado". Depois vá-se lá a saber por quê (mas cheira-me a "Files") a "montanha costuma parir ratos" e os que eram para levar um, "fanfarronaço" e previamente alardeado, pontapé no dito cujo ainda acabam agraciados no próximo "Dia da Raça".
Enfim, como costuma dizer um amigo meu quando lhe pedem segredo:
"Só conto aos primeiros cinco mil, após o que a minha boca será um túmulo"!
Segredos por cá (para além de paródias como o "segredo bancário" e o "segredo fiscal") só conheço o de Polichinelo. Ah, e também os "secretos" de porco, as "alegrias" de borrego e o "bacalhau a pataco", que é o que o "Segredo de Estado" está a valer.

2 comentários:

Alberto disse...

Pois é! Assim nos obrigam a aceitar o inaceitável, Afinal de contas quem somos nós, eternos contribuintes? Eu sugeria o menu de ponhetas de bacalhau. E esta hem....

imank disse...

Querido mano:
Como canta o Paulo de Carvalho é "aquilo que se faz à mão".
Sugeres, portanto, muitíssimo bem!!!