domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pôr a Maralha nos Eixos (ou no "Eixo")




Depois da anunciada "razia" nos Feriados, nos dias de férias de bónus por completa assiduidade e até na recuperação do sábado como dia "útil", acabando com a "semana americana" (o modelo também já não será bem esse, está mais a Oriente), chegou agora a vez da "tolerância de ponto" de terça-feira "Gorda" ser anulada de supetão em mais uma medida meramente "disciplinar", já que é absolutamente anti-económica. Basta pensarmos no turismo interno e em municípios como Torres Vedras, Loulé, Ovar, Mealhada e outros, que têm tradições arreigadas, vultuosos investimentos feitos e cuja economia depende em muito destes festejos.
Claro que o estilo verdadeiramente "trapalhão" do Governo assenta em premissas tão esdrúxulas como esta de matar a economia para a "salvar" (no género "matem-se os homens, salve-se a Humanidade"). Mas o real objectivo não é esse, a verdadeira finalidade é vexatória e punitiva, é "pôr a maralha nos eixos" e mostrar quem manda, porque sim! É, tão só, condicionar, como aos cãezinhos de Pavlov e aos ratinhos da "caixa" de Skinner, fazendo-os passar da salivação ao temor do castigo.
Cavaco tentou o mesmo em 93 e levou sopa: o pessoal foi "trabalhar" mascarado num "arraial" de caixão à cova. Creio que desta vez não irá acontecer algo de semelhante, o "ambiente" é todo outro (é o da tal caixa de Skinner, voltou a "Feira Cabisbaixa" do grande O'Neill) e, para mal dos nossos pecados, nessa conformidade costuma esbater-se muito a diferença entre ratos e homens.
Portugal é hoje o reino do medo e "o medo guarda a vinha". Mas, claro está, não a protege do míldio.

Nenhum comentário: