segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vaticínios Frustrados



Hoje passa o Dia Mundial da Rádio. No início dos anos 80 uma muito bem sucedida canção que, aliás, foi o primeiro clip da MTV, "Video Killed the Radio Star" dos Buggles, veio dá-la com "morta". Felizmente, como em muitas outras "mortes anunciadas", a notícia era um pouco exagerada e como que por ironia o vídeo "morreu" primeiro.
Já vaticinaram o fim da religião, o fim da história, o fim da imprensa escrita (passe a redundância, quer dizer dos jornais e dos livros), o fim das ideologias (e agora estamos a braços com uma que pode levar ao "fim do mundo") e o fim de tanta coisa, que o melhor é mesmo seguir o conselho do "outro" quando afirmou que "prognósticos só depois do jogo". É, de facto, mais prudente.
Da rádio lembro-me de um conjunto de estórias que me ligam a ela e ao seu sortilégio. Uma foi quando o meu pai, numa madrugada de
quinta-feira da chuvosa Primavera de 74, agitado e quase aos gritos, me acordou:
- Tozé, filho, estamos tramados, é um golpe do Kaúlza!
Com mais calma, escutando o rádio que ele tinha entretanto ligado, logo o tranquilizei:
- Não é não pai, se fosse a música era outra...
E logo nos abraçámos e exultantes acordámos o resto da família, e dançámos, e cantámos, e chorámos de irrepetível alegria nos braços uns dos outros.
Outra foi um pouco mais tarde, ainda nos anos 70, quando um locutor, era assim que se designavam na altura, do RCP ou já da Rádio Comercial, não me recordo bem, declarou naquela voz nasalada:
- Hoje é um dia importante para nós homens da rádio. Faz precisamente 60 anos que Madame Curie inventou a rádio.
Deve ter sido o mesmo que ao ler o noticiário deixou cair:
- Hoje há greve nos estaleiros da Perry Mason (Parry & Son) em Cacilhas.
Mas talvez não o mesmo que anunciou:
- Agora vamos ouvir um novo êxito, trata-se de "Baby Come Back to Me" o que , em tradução muito livre, quer dizer: "Oh Filha Salta-me Para as Costas".
Muito livre mesmo...

2 comentários:

António Neves disse...

Tozé, no nevoeiro da política económica portuguesa surgem uns ruídos estranhos no VHF, emitidos na velha “Telefunken”: “… kameraden Gasparen, prognosen nachdem luden griechen” :-)

António Neves disse...

aproveito para sugerir a leitura http://arrastao.org/2468385.html