sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Desgosto do Madiba

´



Nelson Mandela deve ter chorado quando na pátria que se afirma ter conseguido (re)conciliar, a polícia, desta vez sem a ominosa chancela do "Apartheid", mata  a sangue frio mais de trinta mineiros que se manifestavam, talvez não pacificamente, mas exibindo armas tradicionais cujo  putativo impacto, mesmo se utilizadas, nada terá que ver com o das pistolas-metralhadoras com que foram alvejados.
A projecção dos ícones e a realidade das coisas costumam dar-se na razão inversa uma da outra - quanto mais se mitificam personalidades, menos se respeita o seu  exemplo e o seu legado. 
O efeito da abundância de recursos naturais parece ser uma benção em pouquíssimas paragens (a Noruega e pouco mais) e uma maldição um pouco por toda a parte, numa espécie de confirmação empírica da sinistra "teoria dos trópicos" ou dos "hemisférios".
Conta-se que Salazar quando informado da existência de petróleo em Angola, terá exclamado:
- Estamos tramados!
Findo o colonialismo (pelo menos aquele mais à descarada), abolida a discriminação pela cor da pele e instaurada a democracia (nem que seja à catanada), não corre, nem nunca chegou a correr, o leite e o mel pelas ruas dessas "Terras Prometidas" e o "Apartheid" é agora, sem outros disfarces, entre que tem e quem não tem.

2 comentários:

São disse...

Brilhante o texto, chocante a imagem, inesqurcível Peter Gabriel e Biko!

Um abraço para vós,amigo

imank disse...

Muito Obrigado São.
Beijinho para ti.