terça-feira, 25 de setembro de 2012

A "Candura" do Professor Duque


O Doutor João Duque, que é professor catedrático de Economia, ainda há pouco, no "Fórum" da TSF, demonstrou uma assinalável veia panglossiana ao tentar justificar o mais que do que previsível falhanço da terapêutica do Governo (ah, já me esquecia, o Professor Duque além de um reiterado optimista, é também um incorrigível "manteigueiro") primeiro tecendo considerações epistemológicas acerca da cientificidade da Economia, aventando que "não é uma ciência exacta", por pouco não deixou cair que não é, de todo, uma ciência; depois dizendo, mais ou menos, que ninguém podia prever que ao actuar do lado da despesa cortando salários e pensões (afinal parece que as únicas das famosas "gorduras" do Estado que foram encontradas) e do lado da receita aumentando os impostos (nomeadamente o IVA) se acabaria, afinal, por obter um efeito recessivo. 
Então é preciso ser doutorado em Economia para chegar, tarde e a más horas, a esta conclusão tipo "sopas depois de almoço" e "prognósticos depois do jogo" ?!  
Como dizia o dr. Faro Viana, um castiço professor de matemática que tive no Gil Vicente em 66/67 - "qualquer guarda republicano é capaz de ver uma coisa destas":
Quem deixa de ganhar, deixa de comprar e se a fuga ao IVA já era enorme, desta feita passou a ser colossal.
Com a breca. Só me saem é "Duques"!!!

Nenhum comentário: