sexta-feira, 8 de maio de 2009

O PREC dos "Ricos"


Na sequência dos casos de autêntica burla bancária do BPN e sobretudo e por motivos óbvios, do BPP, assistimos a um inusitado PREC dos "ricos".
E digo dos "ricos" com aspas porque não vejo os muito ricos envolvidos neste PREC; só alguns endinheirados, muitos dos quais devem essa condição, que ora periga, a vidas inteiras de trabalho na emigração e nos pequenos negócios. Está bem que muitos foram ao engodo das mais-valias tipo D. Branca e pode dizer-se agora, à laia de "sopas depois de almoço", que podiam ter sido mais precatados. Mas foi-lhes garantido um "investimento sem risco".
É verdade que não há em absoluto "investimentos sem risco", o que não falta para aí são notas do Biafra.
Mas, com os diabos, um mínimo de boa fé contratual não teria feito mal a ninguém: assim, "em cima do piano estava um copo de veneno e quem bebeu, morreu"!
O que é certo é que as pessoas que se vêem espoliadas dos seus cabedais em consequência das "habilidades" financeiras de Madoffs de trazer por casa, (atenção que o "homem" ameaçou processar quem lhe chamasse isso), provando que a "bolha" dos "tóxicos" é como a gripe suína; tal como o capital, não tem pátria, nem fronteiras e a vigarice também não!
E como notícia não é o "cão que morde o homem, mas o homem que morde o cão", os media têm dado mais cobertura a este PREC de ricaços, com as consequentes bravatas, ocupações, etc. (que, mais do que provavelmente, pessoas dessa condição tanto vituperariam se fossem outros a promovê-las, só que agora "fia mais fino": "Olha o meu"!!!), do que à triste despedida de muitas mulheres e homens à saída no último turno da fábrica que encerra (imagem que já se tornou banal).
É verdade, a propósito, ainda não vi nenhuma carrinha do Corpo de Intervenção à porta do BPP, mesmo estando ocupado!?

Nenhum comentário: