sábado, 26 de fevereiro de 2011

Jamahiriya (o "Mentor de Isratina" ou um homem muito "traquejado")


Jamahiriya é como a doutrina oficial do "Livro Verde" de Kadafhi define o Estado Líbio que, entretanto, não existe. Analisando a "etimologia" da coisa podemos adiantar que Jamahriya quer dizer: "Jamais lá iria" pelo menos enquanto o "coirão" do Kadafhi não for, no mínimo, corrido.
É um "osso duro de roer" este "Caid" ou "Guia da Revolução" que é também o autor oficial do referido "Livro Verde", cuja vantagem em relação ao "Livro Vermelho" de Mao (que era "Tze Tung" e passou, depois de morto, a ser "Ze Dong") é o "Socialismo" comportar o direito a viatura própria, ou não nadasse a Líbia em petróleo. Ao que parece, sendo coronel em 1969, ano em que liderou um golpe de estado vitorioso em nome do "socialismo pan-arabista", decretou o posto de coronel como patente máxima das Forças Armadas líbias, entretanto desmanteladas em favor de uma "Guarda da Revolução" para que nenhum general lhe fizesse sombra. Perante a ingratidão do povo, que se revolta contra tão magnânima e excelsa criatura, decidiu contratar mercenários "africanos", quer dizer "pretos", pois tecnicamemte e se não me engano, a Líbia ainda fica em África, baratos e terrivelmente eficazes, (são como o Shelltox - matam que se fartam), porque habituados a outras guerras, em que o troféu são os orgãos genitais (para ser "fofinho") do inimigo empalados; e se na Líbia escasseia o alcool, abunda o haxixe, o que para esta "tropa" vai dar ao mesmo (com ganhos para o fígado - o deles, não os que eles têm por hábito devorar). Manda também aviões atacar manifestantes desarmados no solo e (qual "Galileu" dos massacres) virar para o chão armas anti-aéreas. Perante um assassino destes, Mubarak e Ben Ali deviam ser galardoados com o Prémio Nobel da Paz.
Este é também o "visionário" "mentor" de Isratina - "Estado" que diz ter "sonhado" (talvez "inspirado" em Martin Luther King, que, no entanto, está para ele como a genialidade está para a diarreia) e que juntaria "ao vivo" e em "perfect harmony", Israel e a Palestina. Após ter levado algumas "bojardas" com a assinatura de Reagan, decidiu deixar de ser "terrorista" e passar a "amigo" do Ocidente indemnizando cada família das vítimas do massacre de Lockerbie a um milhão de dólares por cabeça, o que foi suficiente para calar a "indignação". É também um homem com muito "traquejo", pois segundo conta o embaixador Martins da Cruz (esse mesmo, o do "expediente" para pôr a filha em Medicina) quando convocados pelo personagem, os Embaixadores da UE eram embarcados em jipes e depois de vendados e conduzidos aos zigue zagues até uma tenda no meio do deserto (daquelas que foram montadas para ele em S. Julião da Barra para confirmar os seus créditos de beduíno), chegados ao local encontraram Kadafhi sentado num trono, enquadrado pela sua guarda pretoriana de amazonas boazonas (mais um truque para alimentar a sua própria megalomania e o imaginário erótico-farroupilha do "Ocidente", fantasiando uma versão kitsch aggiornata das "Mil e Uma Noites") que começa um discurso interminável em árabe mal traduzido. Eis senão quando se soergue do trono e, sem interromper o discurso, solta ruidosos traques, posto o que impertubavelmente se torna a sentar e a perorar por mais cerca de uma hora.
É o que se chama um homem traquejado!

Nenhum comentário: