quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Viva o Zeca !!!






(Canção dedicada ao meu conterrâneo e amigo Alfredo Matos)

Faz hoje vinte e cinco anos que o Zeca partiu. Parece que ainda ontem o vi no Centro de Arte Moderna na Gulbenkian segurando um livro de uma forma estranha. Foi aí que despertei para a triste realidade, o grande José Afonso padecia de um mal raro e progressivo e não faltava muito para o desfecho.
Foi um pouco por toda a parte - na voz dele próprio: na "Academia" em Alhos Vedros, na Sala de Convívio da Comissão Cultural do Luso no Barreiro, e já depois do 25 de Abril, no Pavilhão dos Desportos, ainda durante o PREC, e de surpresa num Bar na Costa da Caparica de que me não lembro o nome (se é que alguma vez o soube), até à comovente apoteose do Coliseu de Lisboa. Na voz de outros - desde os anos 60 nas aulas de Religião e Moral (vejam lá o que as coisas podem ser) do Chico Fanhais, nas vozes do Vitorino e do Janita, mais o Chico Madureira, em Lisboa e em Lagos e na minha própria voz interior, onde está sempre e estará para sempre.

2 comentários:

Filipe disse...

Saudoso José Afonso, como eu continuo a chamar. Saudosos tempos esses da nossa formação cívica, como agora se diz, nas aulas de Religião e Moral com o Fanhais.

Luís Filipe Nunes

imank disse...

Saudosos tempos. As aulas do Fanhais são prova de que coisas fantásticas aconteciam onde menos seriam de esperar.

Tozé