sexta-feira, 25 de novembro de 2011

D. Manuel (Ecce Homo)




Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não


Fui esta noite, a convite da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro ouvir o Bispo Emérito de Setúbal, Senhor D. Manuel Martins falar sobre "A Pobreza" no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. Sem que de modo algum a minha expectativa se gorasse, não foi sobre a pobreza que falou, falou antes sobre a Riqueza. A riqueza de estar vivo, a riqueza de ser humano, a riqueza de ser solidário, a riqueza de dar, a riqueza de partilhar, a riqueza de construir um futuro de esperança mesmo e sobretudo, em tempos muito difíceis e das virtualidades que estes tempos têm que fazem com que as pessoas se voltem a encontrar.
É um conversador delicioso e durante hora e meia consolou a audiência com uma sabedoria feita de simplicidade, de serviço e de humor. Aproveitou até o facto de ter a seu o lado o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro - Carlos Humberto - para dizer que pela primeira vez o conseguia, pois nos vinte e três anos que esteve à frente da Diocese de Setúbal bem gostaria de o ter feito, mas o edil do Barreiro "esquivava-se" sempre.
Claro que os edis eram outros e os tempos também, mas também mais uma vez ficou provado que o tempo é mesmo um grande mestre.

Nenhum comentário: