sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Eu bem dizia! ("Oh Elvas, oh Elvas, Badajista à voz")


Once upon a time in the very beginning of the Caso Casa Pia, ouvi nos media as razões da acusação aos arguidos e verifiquei que enquanto a esmagadora maioria eram pronunciados por crimes de abuso sexual sobre menores, uma senhora, Gertrudes Nunes, o era só "por ter casa em Elvas", o que me suscitou uma grande perplexidade. Como poderia ser crime "ter casa em Elvas"?!
Afinal o acordão deste longo caso veio dar-me razão e de todos os arguidos, apenas Gertrudes Nunes foi absolvida, tendo o douto tribunal considerado que "ter casa em Elvas" não constitui qualquer tipo de ilícito. Foi um processo de apenas (!!!) oito anos até à decisão em primeira instância a que seguirão provalvelmente outros tantos de recursos sucessivos. Extremaram-se posições, decapitou-se a direcção mais à esquerda que o PS conheceu, pronunciaram-se e despronunciaram-se pessoas, destroçaram-se vidas e até se misturaram coisas não miscíveis, como demonstraram alguns comentários muito pouco "católicos" (vindos de quem vieram) a (des)propósito da morte de Michael Jackson.
Como era de esperar "lixou-se o mexilhão" e o "Bibi" leva mais do dobro dos anos de "pildra" do que os mais penalizados de todos os outros, provando que, na prática, "Roma" continua a "não pagar a traidores" e que, à semelhança do processo das FP 25, quem se "chibou" foi quem se "prejudicou" (que estranha maneira de dizer os "efes").
Só uma coisa me anima neste folhetim judicial - a minha firme convicção de que uma réstea de bom senso haveria de prevalecer e de que ninguém seria preso só por "ter casa em Elvas".
Era só o que mais faltava!!!

Nenhum comentário: