domingo, 27 de setembro de 2009

Palhaçadas

"As Luzes consistem em fazer sair o Homem da menoridade em que voluntariamente se encontra".
Immanuel Kant (1724-1804)


Agora que, infelizmente, faleceu a primeira vítima efectiva da Gripe A em Portugal não consigo deixar de assinalar a autêntica palhaçada erigida em torno da putativa pandemia cujo perigo de modo algum quero negar.
A questão é a da eficácia das medidas "implementadas" que me parecem ser de "muita parra e pouca uva".
A moda das "garrafinhas" de álcool (dispensadores de gel alcoólico na linguagem oficial) "pegou de estaca"; afinal o povo é sereno e vai atrás de modas.
Vai daí é um "ver se te avias" de esfrega para ficar com as mãozinhas "desinfectadas".
Pena é que em muitos locais públicos e de acesso público - Escolas, Repartições, Centros Comerciais, Cinemas, Hipermercados, Cafés e Restaurantes (mesmo os mais afamados e melhor situados e todos podemos citar casos concretos) se mantenham as instalações sanitárias, quando existem de facto, na pior das ímundices sem que nenhuma ASAE (tão lesta a atacar o "terrível flagelo" das bolas-de-berlim) intervenha e sem que ninguém pareça preocupar-se; parece que todo o "perigo" estará esconjurado se não nos esquecermos de "esfregar as mãozinhas".
Quem estará, com certeza, a esfregá-las de contentamento são as empresas que vendem os tais produtos "milagrosos" e os decisores políticos que orquestram estas campanhas e nos "comem" por tansos.

Nenhum comentário: