domingo, 6 de setembro de 2009

"That`s not the issue!!!"

Não consegui resistir a uma pulsão algo "snob" (que não sou) para dar o título que dei a este "post" e pôr assim os pontos nos "ís" em relação ao meu "post" anterior ("Tu és macaco!").
É, ou parece-me ser, óbvio que em passagem nenhuma desse texto é louvada a qualidade jornalística de Manuela Moura Guedes ou do "Jornal de Sexta" e esclareço, desde já, que a questão não é essa, como muitos vêm agora, fazendo uso da velha táctica da "argamassa", falaciosamente clamar.
O problema é infinitamente mais grave e pela minha parte até nem sou apreciador do estilo de Manuela Moura Guedes, nem da TVI em geral; a questão não é do âmbito do "gosto", bom ou mau. Se assim fosse nenhuma rádio ou TV passaria música "pimba" e não se debateriam os "mentideros" da "bola" durante horas a fio.
O problema é tentar justificar como mera "coincidência" ou com "falta de qualidade jornalística" a erradicação, neste contexto, de um programa que de acordo com as (poucas) regras de uma "economia de mercado" era um produto altamente vendável como o demonstravam as elevadas taxas de audiência e suspendê-lo contrariando essa lógica comercial que é a única que essa estação parece conhecer, a comprová-lo está que nunca foram suspensas cenas de pancadaria e obscenidades várias nesses indubitáveis êxitos populares que foram o "Big Brother" ou a "Oração da Bunda", só para citar dois dos muitos exemplos possíveis.
A quem quer atirar "areia para os olhos do pagode" nesta questão e para além de "las brujas, qué las hay, las hay!", relembro o velho Heraclito:
"Tão importantes como as muralhas da Cidade são as suas Leis"!
É que gosto muito de música, mas também gosto imenso de ser eu a escolhê-la!!!

2 comentários:

Anti PS Neoliberal disse...

Aprofundando a "coisa" não aprecias o estilo (pseudo)jornalístico de Manuela Moura Guedes e do Jornal de 6ª, criticas é a administração da Prisa, empresa privada de comunicação social de origem espanhola, despachar um colaborador ou melhor dois colaboradores, em primeiro despachou o Moniz e agora foi a Manela.

Parece-me a mim, que Manela só apresentava o jornal de 6ª porque era a "senhora Moniz" porque em nenhuma outra televisão se aguentava uma coisa daquelas, o próprio antigo dono da estação, Pais do Amaral, veio à comunicação social dizer que com ele à frente da estação aquele formato de noticiário não teria lugar, ontem no programa Eixo do Mal, onde estão representadas todas as correntes politicas ou pelo menos 3, foram unânimes em considerar aquele tipo de jornalismo mau, ou pior, consideraram a jornalista muito má e o programa ainda pior, aliás esta classificação era consensual até Cebrian despachar a Manuela, era consensual à esquerda e à direita.

A peça que foi apresentada pela nova pivot veio eivada de insinuações e pressupostos, a dada altura é dito o seguinte: "... o pagamento de luvas a José Sócrates passava pelo primo ..... o gordo"
ou ainda interrogarem o tio que já tá xéxé com o nítido propósito de ouvirem dizer que esse primo (o gordo) é muito chegado a José Sócrates, que eu saiba José Sócrates não foi, ainda, acusado de nada, como é que numa peça "jornalistica" se afirma que José Sócrates recebia luvas? e tudo isto a 3 semanas de eleições? qual o propósito? a quem serve este tipo de coisas? ao PS e a José Sócrates não é de certeza, aliás não é só o caso da TVI temos também o caso das escutas, assim como em 2005 tivemos o caso da orientação sexual de José Sócrates.

Eu não sou nem nunca fui apoiante de José Sócrates, assim como também já não sou militante do PS vai para quase 10 anos, identifico-me com os valores do Socialismo Democrático que é uma coisa que ideologicamente fica entre o PS e o BE, no entanto como me considero de esquerda vou votar no BE, mas, existe sempre um mas, não aceito que a direita me deite areia para os olhos e que eu vá a correr culpar Sócrates só porque não estou com ele, ou porque estou contra ele, ou contra qualquer das medidas que ele tomou e me atingiram pessoalmente.

imank disse...

Mais uma vez volto ao assunt e ao que penso ser a "essência" da questão!
A questão não é a qualidade ou até a veracidade dos conteúdos do Jornal de Manuela Moura Guedes.
É o facto objectivíssimo de ter havido uma "defenestração" mediática encomendada numa altura destas.
Se achavam que havia a tal "falta de qualidade" e eu acho que aquilo era um nojo, como aliás, grande parte da programação da TVI, tinham "reparado" nisso mais cedo.
Agora é nitidamente um "frete" e isso abre uma "caixa de Pandora" em que ninguém fica com "moral" para dizer nada no futuro, aconteça o que acontecer e venha da parte de quem vier!!!
"That`s the issue!"
P.S. - Eu vi o "Eixo do Mal" hoje à tarde e subscrevo inteiramente a posição do Daniel Oliveira.