quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"IF"


O que a notícia de maus tratos aos alunos no Colégio Militar tem de incrível é que pareça constituir um espanto público. É mais um daqueles "segredos de Polichinello" que abundam na sociedade portuguesa, pois toda a gente já, pelo menos, ouviu falar das violentas "praxes" a que os "veteranos" submetem os "ratas", penso que é assim que no calão interno e não deixa de ser esclarecedor, que são designados os alunos mais pequenos.
Sugiro um filme já com "barbas", mas sempre actual: "IF" de Lindsay Anderson (1968) onde poderão ver (ou rever) um magnífico desempenho do então jovem Malcom McDowell e ter uma visão, infelizmente ainda demasiado presente, desse tipo de "universos".

2 comentários:

José Borges disse...

A propósito desta notícia escrevi pela manhã um post no meu blog.

Um abraço!

imank disse...

Oh Zé Borges:
Isso é como a tropa, toda a minha adolescência julguei que no serviço militar iria ter imensos problemas face aquilo que pensava ser um mundo de "calhaus com dois olhos" e que me iria dar muito mal por lá.
Mas não foi nada disso que se passou, antes pelo contrário. Está bem que tive a "sorte" de ir para a Força Aérea como oficial miliciano, mas conheci lá muita gente boa e ainda hoje tenho saudades daqueles tempos.
Mas o Colégio Militar é um velho antro de militarismo e marialvice bacoca, cantado e decantado há muitas décadas, tem pior fama que os Pupilos e penso que também pior "proveito".
Um abraço:
António José