quinta-feira, 1 de maio de 2008

Porquê?

No verão de 74, a Sede do PS no Barreiro, Secção que fora fundada em 29 de Abril por mim e pelo António Cabós na casa dos pais do Zé Manel " Bandeireiro"em pleno Barreiro Velho, havia mudado para novas instalações: uma loja por baixo das bancadas do Campo do Barreirense, cedida pelo empresário Manuel Gomes.
Nessas noites de verão, com a Revolução ainda fresca, formava-se uma tertúlia de opinadores onde pontificava o próprio António Cabós sempre exuberante, ou seja, igual a si próprio. Um camarada recém inscrito, já na casa dos quarenta, convém dizer que nós ainda não tínhamos chegado aos vinte, e que se tinha desentendido com o PC por causa do episódio do Quartel de Beja, operário, halterofilista e um pouco, para não dizer mais, "quadrado", exclamou, comentando o falatório:
- Teóricos, é só teóricos!
A isto o Cabós respondeu:
- Teóricos, camarada? Aqui no nosso Partido não há teóricos, há apenas um teórico!
Convém esclarecer que, neste tempo, o slogan era: " Partido Socialista, partido marxista", aliás, de acordo com o espírito da época, em que nem o CDS rejeitava liminarmente o socialismo.
O homem estremeceu e murmurou:
- Um teórico, camarada? Quem é ele?!
O Cabós abismado, exclamou:
- Quem é ele, quem é ele?... Então camarada, é o Marx, claro, o teórico do socialismo!
Aí o homem perguntou:
- E ele é bom?
O Cabós, atónito, ainda retrucou:
- Então..., é o Marx!
O homem peremptório exclama:
- Então se é assim tão bom teórico, ele que se deixe mas é de teorias e que apareça, se filie e comece mas é a trabalhar; venha colar uns cartazes com o pessoal, que de teóricos estamos nós fartos!

4 comentários:

António Cabós Gonçalves disse...

Olá António

Bem vindo à Blogosfera!

Só tu mesmo para te lembrares do episódio do Baba...

Como texto e pretexto para o Blog acho fenomenal.

Boa continuação!

E um abraço grande e solidário.

Carlos Botelho disse...

História deliciosa!!

imank disse...

O teu Blog é um vício, uma lufada de ar fresco, uma águalusa, uma sombra fresca, delícias em que não se podem viciar " donas de casa", mães e profissionais atarefadas como eu, pois, as pausas pagam-se caras e, até nisso,Marx continua a ter razão.
Jinhos grandes. Continua!

Sousa Pereira disse...

Esta história trouxe ao meu pensamento outra.
Um dia em conversa com um camarada, eu citava, J.J. Rousseau, a propósito do "Contrato Social" e da "vontade geral".
A conversa continuou e, noutro referi outro filósofo qualquer.
O camarada ( que ainda anda por aí)voltou-se para mim e disse : "Eh pá isso os filosofos, são homens mortos. Porque já Marx dizia:....".
Um abraço para ti.
Seria muito bm que no "Barreiro mil blogues florescessem"...para criar espaços interessantes de reflexão e debate de ideias.

Um abraço,
SP