domingo, 25 de maio de 2008

"Colego"

Soube há dias, que morreu a minha colega da escola primária (era assim que se chamava ao tempo), que numa tentativa sui generis
( mas quem a conheceu perceberá) de aprimoramento do seu português falado, me chamava "colego" e não colega, e explicava porquê :
"-«Colego» porque és um rapaz, se te chamasse «colega» podiam pensar que estava a chamar uma rapariga", justificava ela a sua opção vocativa cada vez que me encontrava e me chamava alto e bom som, dando-me depois um grande par de lambuzados e repenicados "chochos" e um abraço "quebra-ossos" que me deixava quase sem fôlego, enquanto me perguntava carinhosamente pelo "paizinho", pela "mãezinha" e pelo"mano".
A Ana Maria era avantajada e muito forte e como já devem ter percebido os que a não conheceram pessoalmente, tinha um deficit mental; quando éramos miúdos e andávamos no D.Pedro V com a D. Aida como professora (entre 1962 e 1966, tirando uma semana na 2ª classe em que andei na Escola da CUF, mas voltei choroso e esbaforido ao "Asilo",tais foram as saudades), ela era a "maior" do recreio dando sovas em todos os gajos que ousassem fazer-lhe frente por mais pintados que fossem e perseguindo as meninas com enormes ratazanas que pegava pela ponta do rabo em rodopio e "amandava" como projécteis a quem dela fugia, era uma grande "maria-rapaz" completamente destrambelhada.
Tinha por mim um carinho especial que eu sempre sinceramente fui retribuindo e durante muitos anos tivemos vários encontros efusivos em que matávamos saudades da meninice. Uma das últimas vezes que a vi foi numa visita que fiz enquanto membro da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Municipal do Barreiro ao Centro Social Paroquial Padre Abílio Mendes de que ela era utente. Soube há pouco por uma aluna minha que lá trabalha que a Ana Maria , que engordara imenso com a idade, falecera em consequência de um AVC.
Vou ter saudades do seu grito :
"- Oh «colego»! Olha o meu rico «colego» !!!"



2 comentários:

Carlos Botelho disse...

Tenho ideia de te ouvir falar dessa tua antiga colega da primária. Enfim, estas coisas fazem parte...

imank disse...

Olá Carlos :
Ouviste certamente porque eu costumava usar o exemplo dela para parodiar alguns "falantes" extraordinariamente diligentes !